icone Notícias

Marketplaces: Aumentam a visibilidade da loja e potencializam as vendas

19 de junho de 2015

shutterstock_287107772

O faturamento por meio de e-commerce no Brasil tem crescido e gerado resultados além do esperado. Em 2014, as vendas atingiram a marca dos 35,8 bilhões de reais. Apesar da crise, as estimativas para 2015 são altas. A evolução dos sistemas e estratégias de marketing ajudarão a arrecadar cerca de 40 bilhões de reais em vendas de bens de consumo. Uma alternativa que tem impulsionado o comércio online é o Marketplace.

shutterstock_287245721

 

Mas o que seria isso? A principal analogia compara os marketplaces com os shopping centers. Ou seja, são plataformas virtuais que reúnem produtos de diversas marcas e lojas em uma vitrine única. Os diversos modelos podem permitir a negociação de empresas para empresas (B2B), empresas para consumidores (B2C), consumidores para consumidores (C2C) e todos as outras formas de agregar produto e venda.

Vantagens

Quando um empreendedor resolve abrir uma loja física, as principais preocupações são com local, valor do aluguel e tráfego de consumidores. Por esses motivos, um shopping será a melhor opção, pois é uma garantia de local seguro com fluxo alto de clientes. Os Marketplaces oferecem esses mesmos benefícios: segurança, valores justos e alto fluxo de visitantes.

Se você já tem um site de e-commerce, anunciar produtos nas vitrines dos marketplaces pode ser a solução para aumentar as vendas, atraindo mais visitantes e elevando a taxa de conversão. O investimento é baixo, basta negociar um percentual de lucro com portal e expor sua marca. Perceba que esse investimento é baixo considerando o que vai gerar: tráfego, visitação, expertise e ferramental de marketing e mídia.

Dicas para se destacar

Por ser um espaço competitivo, uma vez que você estará disputando o espaço na vitrine com outros lojistas, é importante saber se destacar para ter o máximo de aproveitamento do investimento. Confira as dicas:

  • Invista em mix de produtos para se diferenciar dos outros.
  • Use boas fotos de diversos ângulos, dando detalhes.
  • Fique sempre de olho nos preços dos concorrentes. Ofereça preços justos.
  • Apresente sua loja.
  • Ofereça cupons de descontos para o seu site virtual.

Lembre-se, é importante investir em um sistema que ajude a planejar e controlar suas operações. O resultado final do seu negócio pode melhorar muito com a adoção do sistema ERP Everest de Gestão Empresarial.

O que você achou sobre o marketplace? Compartilhe sua opinião com a gente através dos comentários.

Voltar

Deixe uma resposta