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Comunicação interna: fortaleça seu negócio

3 de outubro de 2016

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Funcionários motivados, valores empresariais bem estabelecidos e aplicados às práticas do dia a dia, ambiente saudável e bem organizado, além de eficiência e resultado nas operações entre setores são resultados que toda empresa deseja e, mesmo diversas, todas dependem da boa comunicação. Excelentes resultados ou progressos internos só são possíveis quando se estabelecem rotinas e critérios de interação eficientes.

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Independente do setor ou das atividades desenvolvidas, a empresa deve sempre proporcionar integração e comunicação adequada, pois o bom funcionamento de uma equipe depende das demais. Quanto melhor, mais clara e objetiva for a comunicação empresarial, melhores serão os resultados.

É necessário compreender que toda ação impacta direta ou indiretamente as operações de outros funcionários e, no ambiente de trabalho, a comunicação é um ponto fundamental que vai além da simpatia ou comunicação técnica. Incentivar a clareza entre funcionários, a liberdade de expressão, favorecer a interação entre setores ou equipes, além de dispor de lideranças acessíveis e abertas a ouvir os funcionários desenvolve cada vez mais o ambiente e torna a empresa mais democrática e fortalecida.

 

Valores da empresa: seja claro

As empresas devem deixar claros os valores que pautam suas ações, metas e rotinas. Funcionários precisam estar cientes do engajamento da empresa e, mais do que saber que a empresa segue valores, eles precisam identificá-los nas práticas empresariais. Ou seja, gestores e líderes devem ter as suas ações bem definidas de acordo com as metas empresariais.

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Ao alinhar os valores empresariais às práticas, fica mais eficaz toda atuação dos funcionários, as expectativas quanto às práticas e postura dentro da empresa. Reforçar esses objetivos e metas em reuniões, editais e aplicá-los em ações cotidianas, são formas eficazes de demonstrar e tornar mais claro os valores da empresa.

 

Diálogo

A forma de se comunicar mudou muito e isso inclui a forma de se relacionar no ambiente de trabalho. O mercado, cada vez mais, percebe a necessidade de uma troca equilibrada de informações e sugestões entre os funcionários e gestores.

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Dar feedbacks, incentivar sugestões e críticas, realizar pesquisas e promover a acessibilidade de comunicação é essencial para construir bons ambientes de trabalho. Além de reuniões mais informais, que geralmente deixam os funcionários à vontade, dispor caixas anônimas de sugestões, realizar conversas individuais e reforçar a proximidade dos gestores dão mais liberdade aos funcionários.

Toda a comunicação é pertinente e deve ser incentivada. A clareza e a objetividade podem melhorar as relações internas e favorecer as ações no dia a dia, seja através de incentivo e motivação, sugestão de rotinas e métodos ou, até mesmo, proporcionar um ambiente mais descontraído e uma equipe mais unida em busca do sucesso.

Agendas e acesso à informação

Alguns informativos, datas ou acontecimentos podem ser mais relevantes a um setor do que a outros, mas isso não significa que as informações não devam ser transmitidas. Proporcionar que toda a empresa tenha acesso aos acontecimentos e esteja envolvida nas ações do negócio fortalecem os caminhos empresariais.

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Uma boa forma de comunicar conquistas, eventos ou ações interessantes a todos os funcionários de forma acessível é utilizar reuniões informais, quadros de comunicados e até aplicativos ou agendas comunitárias em que as informações sejam continuamente inseridas e disponibilizadas.

Uma das grandes vantagens de um quadro de recados ou agendas online é a contribuição coletiva. Ou seja, essas opções favorecem que funcionários preencham e colaborem com eventos, conquistas das esquipes ou informações que achem relevantes.

Informativos periódicos, como jornais, mural ou e-mails de comunicação interna são excelentes formas de comunicar também. A empresa deve cuidar para que todos os funcionários tenham acesso e possam contribuir com a divulgação de informação, tornando toda a equipe mais integrada e ciente das operações dos demais setores da empresa.

 

Feedback, ele importa

O incentivo à interação dos funcionários é essencial e pode resultar em sugestões e pontos de vista diversos, com melhorias nas operações e rotinas. Mas, além de líderes e gestores acessíveis, é preciso que eles reforcem a comunicação e mantenham a frequência dos feedbacks.

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Funcionários precisam ser avaliados de modo individual e acompanhar seu desenvolvimento na empresa. Por isso, é essencial que gestores saibam perceber situações, se integrar às práticas do dia a dia de forma não invasiva, avaliem e analisem as atuações de modo individualizado, bem como a contribuição de cada funcionário às ações e resultados obtidos.

Ao fazer avaliações individuais e reconhecer esforços, talentos e aspectos negativos ou positivos em cada integrante da empresa, o gestor tem um rico material para trabalhar no desenvolvimento pessoal e da equipe como um todo, favorecendo melhores resultados para toda a empresa.

Essas percepções e avalições devem ser repassadas ao funcionário de modo individual e claro, mostrando que a empresa preza pelo desenvolvimento e reconhece as práticas na empresa. Fazer isso de modo incentivador, gerando bem-estar ao funcionário e motivando-o a prosseguir em suas boas atuações é a melhor maneira de evidenciar que a empresa está junto ao seu crescimento profissional.

 

A base de toda ação

Comunicar é integrar, reconhecer e motivar. Empresas permeadas por boas práticas de comunicação têm melhores resultados e dispõe de ambientes de trabalho mais saudáveis, já que a interação entre funcionários e sem hierarquia setorial ou de cargo promove a satisfação e o constante melhoramento profissional.

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