Software ERP para Restaurantes: Tecnologia ajuda a aumentar o resultado das vendas

software ERP

Software ERP para Restaurantes: Tecnologia ajuda a aumentar o resultado das vendas

A gestão empresarial de uma rede de restaurantes pode ser bastante desafiadora, e torna muito importante o acompanhamento constante de indicadores estratégicos sobre os negócios. Neste caso, a utilização de um software ERP para restaurantes pode ser essencial! Contar com um controle eficaz, entender as demandas de cada restaurante, os custos envolvidos, o nível do estoque e muitas outras variáveis, impacta diretamente nos seus lucros.

Se você está em busca de maneiras de aumentar os resultados das vendas nos seus restaurantes, continue a leitura e descubra como a tecnologia pode ser uma ótima aliada!

Por que ter um software ERP na minha rede de restaurantes?

Os softwares ERP, ou de gestão empresarial, são bem conhecidos de muitos empresários e podem ser ótimas ferramentas para gerenciar melhor todos os pontos que podem afetar a lucratividade e a saúde financeira dos seus restaurantes.

Quando falamos em mais de um restaurante é preciso que o gestor consiga acompanhar a realidade isolada de cada loja e também dos seus recursos, como o estoque, o setor de compras e outros pontos.

Com um software ERP voltado exclusivamente para a gestão de food service, você conseguirá acompanhar isoladamente as demandas de cada restaurante e também ter uma visão global dos seus negócios, já que todos os dados são atualizados de maneira automática nos softwares ligados à rede.

Por exemplo, ao fazer a venda de um prato em uma das suas casas, o estoque é automaticamente alterado, assim como o CMV da casa, algo essencial na administração de suprimentos, orientando a tomada de decisões correta no setor de compras, ajudando a gerir melhor cada um dos seus negócios de maneira centralizada, mantendo todas as suas peculiaridades e características.

O mesmo pode acontecer quando falamos na área financeira. Afinal, com um software integrado você poderá ter acesso a relatórios precisos, entendendo a realidade e a quantidade de vendas de cada unidade, bem como ter uma visão geral da sua cadeia de food service.

Sem um software, seria muito difícil conciliar todos esses dados – fazendo com que informações importantes fossem perdidas durante o dia a dia dos restaurantes, tornando quase impossível administrar uma rede de forma eficiente e lucrativa.

Quais as vantagens do uso de um software ERP – e como elas impactam o meu financeiro?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como um software ERP pode ajudar na gestão integrada dos seus restaurantes, veja algumas vantagens importantes que eles oferecem (e que ajudam as suas empresas a terem mais lucro).

Melhora a gestão do estoque

Muitas cadeias de restaurantes utilizam um estoque geral, tornando a compra dos produtos mais econômica, afinal é possível negociar os valores com os fornecedores quando a compra é maior.

Porém, na hora de gerir esse estoque único é que mora o problema. Afinal, se cada restaurante possui demandas próprias, como unificar todas essas informações? Com um bom software ERP trabalhando de maneira integrada nos seus restaurantes automaticamente todas as informações são compartilhadas pelas suas lojas, impedindo que determinado estabelecimento fique sem um item importante, por exemplo.

Esse controle ainda lhe permite entender qual restaurante tem maior demanda por determinado produto, qual está consumindo mais do que a média (indicando possíveis desperdícios) e assim por diante.

Ajuda a entender melhor a sua clientela

Nem sempre os clientes de uma rede de restaurantes se comportam da mesma maneira. Pode ser que determinado estabelecimento tenha mais saída de um prato X, de tamanho menor, do que o de outra loja. Entender essas preferências é essencial para que você planeje melhor o seu cardápio.

Com um software ERP você consegue analisar quais os horários de pico de cada restaurante, os pratos com maior saída, os tipos de pagamento mais usados, os valores médios consumidos e assim por diante – ajudando você a compreender as preferências da sua clientela e a planejar formas de atendê-los corretamente, ampliando seus lucros e reduzindo o seu desperdício, por exemplo.

Oferece um atendimento melhor para o seu cliente

Restaurantes que se preocupam com a experiência do seu cliente, certamente têm uma margem de lucro maior, com clientes fiéis do seu negócio. Um software ERP ajuda nesse sentido. Além de você oferecer produtos mais de acordo com o que eles esperam, você ainda consegue:

  • Reduzir o tempo de atendimento e diminuir as filas no seu caixa;
  • Minimizar a chance de erros;
  • Melhorar a comunicação entre os seus setores;
  • Oferecer uma gama variada de possibilidades de pagamentos.

Tudo isso, é claro, influencia na forma como o seu cliente entende e enxerga os seus restaurantes, avaliando a sua marca como de qualidade e sempre buscando pela sua empresa.

Reduz as chances de erros ao integrar os seus setores

Não tem nada pior, tanto para o dono do restaurante, quanto para o cliente do que receber pratos errados, com alto tempo de espera ou com problemas quanto às exigências do consumidor.

Isso infelizmente pode acontecer quando os seus setores não estão integrados. A tecnologia pode lhe ajudar a melhorar o seu serviço, fazendo com que, automaticamente, o pedido recebido pelo garçom seja enviado à cozinha e ao caixa, reduzindo o tempo no fechamento das contas e, claro, minimizando as chances de erro.

Ao reduzir as falhas, além de oferecer um ótimo serviço ao seu consumidor, você ainda reduz o desperdício, o retrabalho e até mesmo a quantidade de comida que pode acabar sendo jogada fora, itens que influenciam demais na sua margem de lucro e tornam os seus restaurantes mais rentáveis.

Amplia as possibilidades de pagamentos

Muitos softwares para food service funcionam com a possibilidade de conciliação de pagamentos automática. Isso significa que, sem perder tempo dos seus funcionários, o software automaticamente faz uma conferência entre os pagamentos realizados nas máquinas de cartão e o valor depositado pelas operadoras nas suas contas bancárias.

Sem ter de se preocupar com toda essa burocracia, você pode passar a oferecer mais possibilidades de pagamento aos seus clientes, como incluindo vales-refeições, cartões de alimentação e outros itens específicos do setor.

Melhora a sua tomada de decisão

Gerenciar uma rede de restaurantes pode ser uma tarefa desafiadora para muitas pessoas, principalmente porque o tempo todo você precisa estar tomando decisões, como a quantidade de itens a serem comprados, as promoções em cada ponto de venda, o treinamento dos seus colaboradores, a política para evitar desperdício e muitos outros itens.

Sem informações precisas fica difícil tomar essas decisões de maneira acertada. Com um software ERP, você consegue ter muito mais dados sobre cada um dos seus restaurantes e sobre a sua cadeia completa, melhorando a sua gestão.

O seu controle financeiro também fica mais preciso, permitindo que você reduza as perdas e o retrabalho e, claro, ganhe mais dinheiro por cada item vendido. O seu cliente também sentirá a diferença no serviço prestado, aumentando a confiança na sua marca e a fidelização da sua clientela.

Como você pode notar, um bom software ERP pode ajudar (e muito) a gestão do seu restaurante, porém, vale à pena salientar que ele não deve ser a única forma de melhorar a sua vida financeira. Afinal, mesmo com a tecnologia, ainda é preciso sempre estar atento a novos modelos de gestão e buscar continuamente informações e modernização para o seu serviço, encantando o seu cliente e oferecendo uma experiência diferenciada.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe as nossas dicas nas suas redes sociais!

No Comments

Post A Comment