icone Notícias

Como realizar seu planejamento e controle de produção

27 de abril de 2017

como-realizar-seu-planejamento-e-controle-de-producao

É crucial saber a importância do PCP Planejamento e controle de Produção, mas como realizá-lo de maneira eficiente e produtiva? Confira:

Previsão da demanda

O primeiro passo para realizar o planejamento e controle de produção é a previsão da demanda, mas o que é a previsão da demanda? Esta etapa consiste em coletar dados e análises de forma eficiente para estabelecer o futuro das ações que serão tomadas pelos administradores. Essa previsão não é algo certeiro, envolve diversos fatores e podem estar equivocadas em relação ao rumo das decisões. É interessante se basear em um material confiável advindo dos próprios clientes. Quais recursos estarão disponíveis para essas previsões? Esse levantamento de dados é muito importante.

Planejamento da capacidade de produção

planejamento-capacidade-de-producao

Após ser feita a previsão da demanda, é preciso pensar na capacidade de produção, se será necessário aumentar ou reduzir a produção conforme a necessidade e espaço de tempo da demanda. Para garantir a harmonia entre a capacidade de produção e a demanda, é necessário reduzir custos entre esses dois aspectos. Ter gastos imprevistos é algo que não pode ocorrer, por isso é necessário um planejamento. Focar na qualidade dos produtos a fim de evitar prováveis problemas também é essencial. Entregar a demanda ao cliente através de respostas rápidas com o uso de ferramentas, como guardar estoque extra é útil para criar a confiabilidade necessária, estar preparado para possíveis aumentos na demanda e ainda conseguir responder de forma rápida, ágil, e eficiente, faz parte do objetivo do planejamento da capacidade de produção.

Planejamento agregado da produção (PAP)

planejamento-agregado-da-producao

O planejamento agregado da produção, como o nome já incita, é o planejamento dos diversos aspectos que envolvem a produção, esses aspectos afetam diretamente o funcionamento da entrega da demanda e devem ser levados a sério. Alguns desses aspectos são a quantidade da produção da demanda, qual produto ou família de produtos será abordada, contratações, demissões, recursos disponíveis para a produção, tudo isso para atender às necessidades do cliente com êxito. Fazendo relação entre a produção e a demanda através da movimentação de recursos disponíveis, o planejamento dessa relação é de seis a oito meses. Para diminuir a possibilidade de problemas ao longo do percursos, o uso desse planejamento de produção é essencial, pois ele mede os recursos que estão ao alcance antes de começar a entrar no próximo passo.

Programação mestra da produção (PMP)

programacao-mestra-da-producao

O programa mestre de produção é originado a partir do planejamento agregado da produção, nele é definido de dentro de uma família de produtos, um produto específico, o qual será definido a quantidade de produção, demanda e quais recursos serão designados para tal aspecto. O PMP faz o gerenciamento da quantidade de pedidos, quando o estoque começa a não dar conta da demanda o PMP entra em ação, é ele que vem vai dizer se a empresa tem capacidade de realizar a operação de forma bem-sucedida. Com a relação mão de obra, tempo e equipamentos disponíveis, o PMP irá fazer a gestão da entrega do produto.

Programação detalhada da produção

programacao-detalhada-da-producao

É como será feita a atuação diária dentro do centro de produção, o controle dos materiais, referente à quantidade, os estoques reservas, o tamanho dos lotes, como os materiais serão estocados novamente, podendo se dizer o controle geral dos estoques visando o melhor aproveitamento do processo de produção, é estabelecida uma sequência das máquinas e dos processos operacionais, a fim de fazer o melhor uso possível do tempo. É necessário cuidar da parte da documentação para que esteja tudo certo para a liberação.

Controle da produção

controle-da-producao

Nessa etapa, é hora de verificar se tudo que foi definido, todas as etapas estão sendo realizadas. Os dados obtidos aqui podem ser usados para produções futuras a fim de evitar ou repetir ações. Agora que você já sabe as principais etapas do planejamento de controle e produção, pode começar a colocar em prática todo o aprendizado.

 

Voltar

Deixe uma resposta