icone Notícias

Análise SWOT : o que é e o que ela pode fazer pela sua empresa

1 de dezembro de 2016

o-que-a-analise-swot-pode-fazer-por-sua-empresa

A análise SOWT é uma estratégia bastante tradicional e eficiente para as empresas, pois visa pontuar as características e situação real do ramo empresarial. Muitos negócios aplicam a análise apenas na elaboração inicial ou planejamento, mas ela é uma ótima ferramenta em toda a trajetória e traz excelentes resoluções e ampliação de visão para o empreendedor.

analise-swot

O termo SWOT é bastante empregado no Brasil, mas origina das palavras em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam Força, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças. Alguns ramos ou analistas também utilizam a expressão Análise FOFA, numa tradução dos quadrantes.

A ideia é simples e prática: um quadro contrapondo os aspectos que permeiam a empresa. Visando qualificar a situação do mercado, a posição estratégica, o ramo de atuação e possibilitar uma abrangência das possibilidades e crescimento do empreendedorismo. Assim, a análise pode ser aplicada em todos os negócios, ambientes de atuação e portes empresariais.

 

Como criar uma análise SWOT ou FOFA

A ideia é levantar os aspectos reais em quais a empresa está inserida. Seja no planejamento, para qualificar o mercado, ou nas empresas já atuantes, para avaliar o desempenho, a análise segue os mesmos parâmetros de diagnóstico.

como-criar-uma-analise-swot

Basicamente, as informações relativas às caraterísticas internas, compõem o quadrante de Forças e Fraquezas, pois são capazes de serem modificados dentro da empresa. Já os elementos externos fazem parte das Oportunidades e Ameaças, pois são parte do cenário comercial, mercadológico, ou não são facilmente modificáveis pela própria empresa.

Forças

forcas-da-analise-swot

Deve abranger os pontos positivos e que diferenciam a empresa ou o negócio dos demais concorrentes ou as características positivas quanto à atuação no mercado. Para isso, deve-se considerar as vantagens competitivas, ofertas exclusivas, engajamento da empresa e dos clientes, localização da loja física em ponto estratégico, boa relação entre comerciantes e consumidores, situando as forças externas.

Fraquezas

fraquezas-da-analise-swot

São as características que interferem ou prejudicam o desenvolvimento do negócio, entre elas a mão de obra capacitada, a possibilidade de compor uma equipe adequada, poucos recursos financeiros, marca nova no mercado. Esses fatores devem ser todos listados para que haja real compreensão dos pontos de melhoria.

Oportunidades

oportunidades-analise-swot

São as possibilidades externas que auxiliam e promovem o crescimento empresarial. Dificilmente são fatores controláveis ou ajustáveis, por exemplo, situação política do país, investimentos externos, períodos sazonais em que a busca pelo serviço da sua empresa é maior, ausência de concorrentes qualificados ou com bom atendimento.

Ameaças

ameacas-analise-swot

Assim como as oportunidades, as ameaças compõem características que não dependem do engajamento da sua empresa e representam aspectos que dificultam o crescimento do negócio. Também o cenário político e econômico, concorrentes consolidados no mercado, abertura de empresas no mesmo ramo e com melhores diferenciais são algumas opções.

Porque analisar

porque-fazer-analise-swot

Ideal para planejar e reavaliar constantemente a empresa, a Análise SWOT busca situar o negócio, buscando os pontos positivos e negativos, oferecendo de modo claro as possibilidades de melhorias e desenvolvimento. A ideia de realizar a análise em forma de quadrante reforça a ideia de que ela deve ser objetiva, resumida e clara.

Sendo assim, ela se torna uma ferramenta estrutural de administração e, apesar de bastante sucinta, engloba fatores internos e externos que, muitas vezes, não são considerados em planejamentos ou análises à parte.

Cada ponto deve ser levantado com o máximo de informações para que, após finalizado, seja possível uma visão e compreensão real, adquirindo melhorias à empresa. Ainda que os fatores externos signifiquem mudanças difíceis de serem realizadas, como o cenário econômico atual, há a possibilidade de buscar melhorias alternativas, contornando o problema e criando estratégias inteligentes focadas nesse problema.

Realizando a análise com frequência, sua empresa foca nos problemas e soluções e encontra as melhores alternativas para crescer forte e se destacar no mercado.

Voltar

Deixe uma resposta