O segredo do sucesso do seu restaurante está nos processos!

O segredo do sucesso do seu restaurante está nos processos!

Entenda quais são os processos mais importantes de serem geridos em um restaurante e descubra como a tecnologia pode lhe ajudar!

O Brasil atravessa um momento bem crítico, com uma grande crise política e econômica. Esse cenário de instabilidade, é claro, acaba também se refletindo no setor de alimentos.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), cerca de 150 mil estabelecimentos em todo o país podem não resistir a este mau momento.

A queda no faturamento e o prejuízo acumulado são os principais fatores que levam a essa situação. Nessas horas, saber administrar e gerir bem o seu negócio é extremamente importante. E uma das maneiras de conseguir reverter essa situação e não entrar para as estatísticas é definindo e entendendo muito bem os seus processos internos.

Se você quer saber mais sobre este assunto, continue a leitura e descubra os principais processos que, se bem geridos, podem levar o seu restaurante ao sucesso.

Setor de compras

Um bom planejamento das compras é fundamental para reduzir o desperdício e, claro, otimizar a vida financeira de qualquer restaurante. Mas, para conseguir isso, é fundamental ter processos bem claros e ainda dados precisos sobre o seu negócio.

Se você não faz ideia de quanto consome de determinado item dentro de um período, como pode programar compras mais acertadas, negociar com os fornecedores e até garantir descontos?

Para ter um bom gerenciamento dessa área, é fundamental que o gestor tenha dados atualizados e precisos do seu estoque – afinal esses dois setores andam de mãos dadas – e também das movimentações das suas vendas, com um conhecimento preciso sobre os processos da sua cozinha.

Infelizmente, nem sempre é fácil fazer tudo isso de forma manual, não é mesmo? Com um bom software, você terá automação de todos os seus processos, garantindo compras mais acertadas e muito mais economia.

Ou seja, a partir das suas receitas e do nível de vendas, o sistema de gestão poderá ser capaz de averiguar o seu estoque e criar uma lista de compras específica para o seu negócio: tanto de itens que estão em baixa, como daqueles produtos com maior demanda e mais uso nas suas receitas.

Com esses dados em mãos, além de fazer compras programadas e mais certeiras, você ainda poderá pensar, por exemplo, em receitas diferenciadas para aproveitar determinados produtos da estação ou negociar condições de pagamentos específicas com seus fornecedores.

Gestão financeira

Não existe como falarmos em sucesso de um restaurante sem passarmos pela questão da gestão financeira, afinal ela é de suma importância para qualquer tipo de empresa. Se você não tem controle sobre seu fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, custos fixos e variáveis e muitos outros, poderá ter problemas graves em longo prazo.

O grande problema é que a gestão financeira de um restaurante envolve muitos pormenores e que nem sempre são fáceis de serem geridos. Por exemplo, a margem de lucro sobre cada prato pode ser muito variável, é preciso saber calcular corretamente as horas extras dos funcionários e as gorjetas do garçom, entender a “flutuabilidade” da clientela (com dias mais intensos e outros com menos público) e assim por diante.

Se todos esses pontos não forem geridos com processos claros, as chances de o gestor acabar se perdendo é muito grande. Novamente, a tecnologia poderá ser uma aliada importante.

Com um bom software de gestão, você conseguirá:

  • analisar e controlar todos os seus custos fixos e variáveis;
  • entender quais são os itens com maior margem de lucro e os que têm maior rotatividade;
  • definir quais são os dias de maior movimento e planejar melhor a sua vida financeira ao longo dos meses;
  • fazer a conciliação financeira de forma rápida e simples, evitando que pagamentos com cartões não sejam creditados na sua conta;
  • fazer o fechamento de caixa diário de forma rápida e precisa;
  • ter dados confiáveis para poder planejar suas novas aquisições, evitando contrair dívidas maiores do que você poderá pagar;
  • controlar as notas fiscais emitidas e recebidas, evitando problemas com o Fisco e facilitando a sua contabilidade.

O mais interessante é que esses sistemas funcionam de modo integrado, ou seja, ao realizar uma venda, automaticamente esses dados já são lançados no módulo financeiro, impedindo que você se esqueça de lançar algum valor quando for fazer o seu fluxo de caixa, por exemplo, reduzindo as chances de erros humanos e de incongruência de dados.

Gestão de Recursos Humanos

Não existe empresa de sucesso sem bons funcionários – e no ramo de alimentação isso é ainda mais verdadeiro. Por isso, saber gerir muito bem os seus colaboradores é outra função essencial de qualquer bom administrador.

Mas, além de motivar equipes e de oferecer atrativos e bons planos de carreira, você também precisa se preocupar com o impacto que esta mão de obra tem no seu financeiro.

Calcular as horas extras de cada funcionário, as gorjetas dos garçons, os tributos a serem pagos no fim do mês, o 13º e as férias e muitos outros itens nem sempre é algo simples, principalmente para quem não tem familiaridade com essas questões.

E, se você calcular algo errado ou se esquecer de pagar alguma coisa, ainda pode sofrer sanções na Justiça do Trabalho.  Por isso, é muito importante que todas essas atividades sejam automatizadas, realizadas por um sistema específico.

Com o auxílio da tecnologia, você poderá controlar melhor o horário de entrada e de saída de cada funcionário e entender, exatamente, o quanto cada um custa para você, o valor da hora trabalhada e outros pontos essenciais para uma boa gestão financeira do seu restaurante.

Como o EVEREST GESTÃO EMPRESARIAL  pode ajudar a melhorar os meus processos internos e minha gestão?

Como você viu ao longo deste conteúdo, são muitos os processos que um gestor precisa se atentar quando o assunto é administrar corretamente um restaurante. Se você conta com mais de uma loja, esse trabalho poderá ser ainda maior e necessitar de dados cada vez mais precisos.

O EVEREST Gestão Empresarial  é um ERP desenvolvido exclusivamente para os serviços de food service, como restaurantes, lanchonetes, pizzarias e muito mais. Justamente por isso, ele entende os processos mais usuais da rotina dessas empresas, trazendo vantagens competitivas importantes.

Ao contrário de muitos “softwares genéricos”, o EVEREST Gestão Empresarial possui uma interface própria e módulos específicos para o uso no setor de alimentação. Com ele, você poderá:

  • ter acesso ao “portal da loja”, permitindo a gestão específica de cada uma das suas lojas, com ações como: inventário, requisições, entradas e conferências de mercadorias, fechamento diário do caixa e muito mais;
  • gerenciar todas as transações que estão acontecendo em cada uma das suas lojas, como o controle das notas fiscais emitidas ao consumidor, capturando, processando e armazenando os XMLs;
  • realizar a gestão integrada de suprimentos por meio do monitor de compras, que gera diariamente a necessidade de compras baseada no consumo médio e nas requisições de cada loja. Essa listagem considera diversos pontos, como: estoques mínimos e máximos, giro médio, prazo de entrega, programação de vendas, etc.;
  • realizar a conciliação dos cartões de débito, crédito e de alimentação, oferecendo maior controle sobre suas operações financeiras;
  • ter acesso a inúmeros relatórios gerados por meio do Business Intelligence Analytics, com indicadores sobre a parte financeira, estoque, giro médio das lojas e muito mais, favorecendo a sua tomada de decisões e o crescimento sustentável do seu negócio.

Como você pode notar, na hora de administrar corretamente o seu restaurante, muitos pontos podem necessitar de atenção – e um bom ERP desenvolvido exclusivamente para a área de alimentação pode ser de grande ajuda, automatizando seus processos e reduzindo as chances de erros humanos.

Quando aliado a uma gestão séria, um software ERP pode trazer resultados muito satisfatórios e ser o que faltava para ajudar o seu negócio a crescer e ter mais lucro.

Se você ficou interessado no EVEREST Gestão Empresarial e quer saber mais sobre essa solução, entre em contato com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo!

 

No Comments

Post A Comment