Eduque os colaboradores da sua rede de restaurantes a usar a tecnologia

eduque os colaboradores da sua rede de restaurantes

Eduque os colaboradores da sua rede de restaurantes a usar a tecnologia

Descubra porque educar os seus colaboradores para utilizarem corretamente e continuamente a tecnologia pode ajudar o seu restaurante e obter mais lucro e produtividade.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o porquê recomendamos que eduque os colaboradores da sua rede de restaurantes a usar corretamente a tecnologia para apoiar o controle e gestão da sua rede de restaurantes – e como a ACOM Sistemas pode ajudar.

A tecnologia é uma aliada importante na gestão da sua rede de restaurantes porque auxilia no controle financeiro das suas lojas, e ajuda a oferecer um serviço muito melhor aos seus clientes, diferenciando a sua marca diante a concorrência. Entretanto, para contar com todos os benefícios de utilizar um ótimo software de gestão, os seus colaboradores também precisam aprender como utilizá-lo e como aproveitar o melhor da tecnologia. Mesmo porque, o uso incorreto poderá trazer incongruência de dados e levar você, como gestor, a tomar decisões errôneas para o seu negócio.

PConfira.

Eduque os colaboradores da sua rede de restaurantes pode ajudar você a ter sucesso nos negócios!

Todo gestor sabe que o sucesso do seu negócio depende também dos colaboradores e do nível de comprometimento destes com a sua empresa. Incluir novas tecnologias e processos em sua rede de restaurantes pode causar certo receio em alguns funcionários, principalmente naqueles que já atuam há bastante tempo e podem estar acostumados com os processos internos mais antigos.

Oferecer treinamentos contínuos e promover um canal aberto para o diálogo é extremamente importante. Se os seus colaboradores não enxergarem a utilidade e os benefícios em usar um novo sistema, acabarão por inutilizar naturalmente o uso deste ou até mesmo não utilizarão todos os benefícios que o software poderá trazer, reduzindo as chances de sucesso do seu investimento.

Assim, um bom treinamento visa:

  • Educar seus colaboradores sobre a importância da nova tecnologia, mostrando as vantagens reais que ela trará no dia a dia;
  • Ensiná-los a usar o sistema corretamente e a explorarem todos os benefícios que a tecnologia proporcionar;
  • Mostrar valor neste treinamento, identificando como poderá agregar novas informações e diferenciá-los no mercado de trabalho;
  • Reduzir os receios causados pelas inovações nos processos e diminuir ruídos na comunicação.

Quanto mais familiaridade seus colaboradores tiverem com as novas tecnologias, maiores as chances de inovação dentro dos seus restaurantes, e também dos processos serem feitos de maneira correta, oferecendo informações ricas aos softwares e permitindo que suas decisões sejam mais bem direcionadas.

Como a ACOM Sistemas pode ajudar você a treinar seus colaboradores?

A ACOM Sistemas entende a importância da educação no processo de integração da tecnologia em uma rede de restaurantes e, justamente por isso, oferece programas bem interessantes que visam agregar mais informação aos seus colaboradores e promover um uso mais assertivo das novas ferramentas. Veja algumas soluções interessantes que oferecemos aos nossos clientes.

Wiki

A ACOM Sistemas oferece um site específico apenas para tirar dúvidas sobre as funcionalidades do EVEREST Gestão Empresarial. Neste wiki, você encontra informações ricas sobre:

  • os conceitos dos nossos sistemas (com informações sobre os principais pontos que nossas tecnologias oferecem, como códigos fiscais de operações, cálculo de multas e juros, declaração de imposto de renda, entre outros);
  • notas técnicas (com todas as alterações mais significativas nos nossos sistemas e as adequações feitas para estarmos de acordo com as exigências legais);
  • perguntas frequentes (um FAQ bem completo com as dúvidas mais recorrentes de usabilidade dos nossos softwares, com dicas práticas e resolução de erros simples causados pela má configuração ou mau uso do software);
  • boletins informativos (com atualizações e novas versões oferecidas para os nossos clientes);
  • manuais (conteúdos completos sobre cada um dos sistemas oferecidos pela ACOM, ajudando você e seus colaboradores a aproveitarem ao máximo as nossas ferramentas, maximizando o retorno do seu investimento).

EAD

Além do Wiki, nós também oferecemos uma plataforma ainda mais focada e capaz de oferecer um treinamento completo para todos os seus colaboradores, com cursos de treinamento à distância.

Pelo EAD, você e seus colaboradores poderão entender as funções básicas dos aplicativos, os novos conceitos do sistema, conhecer a interface e aproveitar ao máximo as possibilidades dos softwares, tudo de maneira bem didática e flexível.

Ou seja, você mesmo poderá programar os dias e horários do treinamento, os funcionários que terão acesso a ele e organizar a agenda da melhor forma possível para o seu restaurante.

4 formas de educar seus colaboradores para o uso de novas tecnologias:

Além de todas estas possibilidades que a ACOM oferece, você, como gestor, também poderá começar a preparar os seus funcionários para as mudanças. Este é um passo muito importante, afinal mostra que você se importa com seus colaboradores e deseja que todos se sintam parte deste processo.

Lembre-se que ao adotar um software de gestão capaz de integrar toda a sua rede de restaurantes, os seus processos internos passarão por mudanças significativas – e por isso ter este momento de treinamento e de conversa com seus colaboradores antes das mudanças é essencial.

Esta atitude, além de treinar sua mão de obra para aproveitar ao máximo o investimento, ainda reduz as falhas na comunicação, impedindo que boatos acabem se espalhando e dificultando a inserção de novos métodos.

Veja alguns passos que você poderá tomar neste sentido.

  1. Comunique as mudanças

Depois de analisar as suas necessidades e encontrar o software certo para a sua rede de restaurantes, é hora de conversar com seus funcionários, explicando como serão feitas as mudanças e por quais motivos.

Tente explicar as vantagens de usar um software de gestão integrado, como a tecnologia poderá ajudar também nas rotinas dos seus funcionários (não sendo um item a mais para eles se preocuparem, mas sim uma fonte de certeza e confiança para realizarem seus trabalhos de melhor forma possível), os ganhos que a empresa terá e como tudo isso se reverterá em benefícios para todos os envolvidos.

Caso você nunca tenha usado uma tecnologia semelhante nos seus restaurantes, essa conversa inicial é ainda mais importante.

  1. Mantenha um canal aberto

Pode ser que no começo muitos dos seus funcionários tenham dúvidas e até a produtividade diminua um pouco, afinal eles ainda estão se adaptando aos novos processos.

Mantenha a paciência e a comunicação fluida. Deixe um canal aberto para que seus colaboradores possam tirar dúvidas, oferecerem opiniões e até darem ideias para que a implementação do sistema seja mais simples e tranquila.

  1. Ofereça treinamentos

Como dissemos no tópico anterior, treinar a sua mão de obra é a melhor maneira de eles conseguirem aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas pela tecnologia e, claro, potencializar o retorno do seu investimento.

Assim, separe momentos do dia para que seus funcionários sejam treinados, para que eles usem o software e possam entender as mudanças, tirando as dúvidas e entendendo como cada um é importante para que tudo flua da maneira esperada.

  1. Foque nos benefícios das mudanças

Ninguém gosta de mudar, e quando os processos já estão “enraizados” na empresa, ainda que você ofereça informações e suporte, este processo poderá não ser tão simples.

Por isso, é muito importante que você foque nos benefícios que estas mudanças irão acarretar a todos do seu time, como maior produtividade, clareza na hora de realizar suas tarefas, redução no número de erros e refações, maior agilidade para os times, entre outros.

Quando seus funcionários entenderem que a tecnologia é uma aliada e que tornará suas rotinas mais simples, eles estarão mais propensos a participarem desta mudança.

Lembrando que funcionários educados reduzem o número de chamadas ao suporte e conseguem usar ao máximo os benefícios oferecidos pela tecnologia, tornando o seu investimento mais lucrativo e maximizando os potenciais dos softwares de gestão, trazendo resultados muito mais positivos a sua rede de restaurantes.

Você gostou deste nosso conteúdo? Se ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para a gente!

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