ADM – Gestão de Materiais e Suprimentos ADM – Gestão de Materiais e Suprimentos

O módulo ADM – Administração de Materiais e Suprimentos do ERP EVEREST engloba um conjunto de funcionalidades voltadas à gestão de estoque, custos e inventários.
Com a gestão de produtos eficaz, a empresa consegue diminuir o volume de armazenamento, melhorar a utilização dos espaços, reduzir custos na operação gerando resultados para toda a companhia.

Cadastros:
O sucesso no controle de custos de mercadorias está na confecção dos cadastros necessários. A rotina de Cadastro do módulo ADM permite que todos os cadastros e configurações sejam feitas de maneira simples e ordenada. Informações como a tabela de NCM (Nomenclatura Comum do MERCOSUL) já estão armazenadas no sistema bastando o usuário informar os complementos necessários para sua utilização.

Múltiplos Depósitos:
O sistema permite a gestão de múltiplos depósitos, assim o controle fica mais preciso e os usuários sabem exatamente onde estão e quantas são as quantidades existentes de cada produto nos depósitos. Esta estratégia permite ao usuário visualizar mercadorias em trânsito quando uma DANFE é gerada pelo fornecedor. Que o departamento comercial saiba quando a mercadoria estará disponível, que o setor de compras ajuste os pedidos mesmo antes de efetivarem a conferência da DANFE e reposicionar os itens no depósito comercial. Estão disponíveis na implantação os depósitos: Comercial, Em Trânsito, Avarias, Em Conferência Adicional aos indicadores.

Logística de Armazenamento:
Para empresas que possuem em seus armazéns a estratégia de coleta por Localizadores, no módulo ADM são feitos os cadastros das ruas com seus respectivos endereços. Assim o trabalho de armazenamento e coleta são agilizados, pois o Picking é gerado respeitando a ordem dos endereços. Em algumas situações onde as mercadorias são armazenadas em locais diferentes dentro do mesmo depósito separando embalagens de atacado e varejo, o Picking é gerado em duas vias permitindo assim que a coleta do mesmo pedido seja feita simultaneamente. A movimentação dentro do depósito pode ser feita de forma manual ou por meio de coletores, que agilizam e melhoram a segurança das informações.

Lotes/Validade:
Para produtos que exijam o controle de lotes com data de vencimento, o módulo ADM disponibiliza o cadastro destes lotes com as datas de validade e quantidades de produtos no lote. No momento da separação das mercadorias, o picking é gerado sugerindo os lotes mais antigos. Este controle permite que o gestor saiba com antecedência os produtos com seus respectivos lotes que irão vencer.

 

Embalagens:

Por meio do cadastramento das diferentes embalagens fornecidas por cada fornecedor, torna-se possível o gerenciamento de estoque nas unidades de venda e/ou consumo assim como nas unidades do fornecedor. Esta informação é levada para o momento da geração dos pedidos de compras, fazendo com que a necessidade da empresa em unidades, seja convertida na unidade de fornecimento do fornecedor escolhido, evitando erros de compra. Da mesma forma no momento da entrada das mercadorias na unidade do fornecedor, o sistema converte de forma automática para a unidade de venda e/ou consumo que será armazenada no estoque.

Formação Preço de Venda:
O ADM também é responsável pela configuração dos parâmetros que irão gerar os preços de venda dos produtos. Por meio da configuração das variáveis que, adicionadas ao custo de aquisição, mais margens e formulas montadas pelo usuário, mantém as tabelas de preços de vendas atualizadas de maneira automática logo após o registro das compras. Adicional a esta função, o módulo gera simulações de preços com variações acima e abaixo do preço antigo antes da atualização na tabela de preços de venda.

Necessidades e Excessos:
Com base em dados históricos de consumo e venda mais a projeção de necessidades futuras em dias, o ADM gera a posição em quantidade dos itens que excedem esta projeção assim como as quantidades de itens necessárias para a manutenção do estoque de segurança. Esta ferramenta é muito eficaz para o gestor no planejamento dos níveis de estoque observando sempre a curva histórica dos últimos 6 meses.

Inventários:
Mesmo com um sistema de controle de estoque, os saldos das mercadorias são afetados por outros fatores que não somente os sistêmicos. Assim se faz necessário, para manter a exatidão das informações, a contagem periódica dos itens.  O ADM disponibiliza dois conceitos de inventário, um de forma geral com contagem e recontagem e outro de forma rotativa, ou seja, os produtos são contados com base em regras como: todos os produtos movimentados nos últimos X dias, produtos comprados nos últimos X dias, produtos não movimentados a mais de X dias, etc..

Gerencial:
A função gerencial disponibiliza gráficos, relatórios e consultas com indicadores de estoque: Curva ABC, Giro Médio no período, Necessidades e Excessos além de Mínimos e Máximos. Além dos indicadores pré-formatados, o ERP EVEREST Gestão Empresarial permite criar relatórios de forma customizada para cada necessidade extraindo do banco de dados informações relevantes para a operação e suporte da tomada de decisão.

Módulos Estruturais Módulos Opcionais ERP Everest ERP Everest ERP Everest ERP Everest ERP Everest ERP Everest
ADC Administração de Compras
FAE Administração de Expedição
ADS Administração de Segurança
ADV Administração de Vendas
ESC Sistema Contábil
EEF Escrita Fiscal
EGP Gestão Patrimonial
EDI Troca Eletrônica de Dados
IPLANNER Gestão de Projetos
PCP Planejamento e Controle de Produção
PDV Ponto de Venda/Lojas
BIA Business Intelligence
AFV Automação da Força de Vendas
GSE Gestão de Serviços
icone segmentos Clientes Atendidos
Veja também:
icone business inteligence Business Intelligence icone contabil e fiscal Contábil e fiscal