icone Notícias

Precisamos falar sobre Business Intelligence (BI)

10 de maio de 2017

business-intelligence-bi

O Business Intelligence (BI) ou inteligência de negócios, é uma ferramenta que vem crescendo junto com a era digital. Em um momento que nos encontramos em meio a tanta tecnologia e utilitários como smartphones, internet, computadores, que fazem o fluxo de dados ser constante e de grande porte, o Business Intelligence tem como objetivo coletar, organizar, e analisar esses dados com a finalidade de desenvolver solução e auxiliar na gestão de empresas e suas estratégias.

Qual a função do BI?

funcao-do-bi

Qualquer empresa que vise o sucesso precisa ter uma boa organização dos dados dos seus clientes, concorrentes, potenciais clientes, fornecedores e tudo e todos que estiverem envolvidos com os seus serviços. Se esses dados não estiverem bem estruturados e organizados, será difícil desenvolver soluções e estratégias que funcionem para a empresa, é aí que o Business Intelligence entra. Através de ferramentas e sistemas, o BI consegue organizar esses dados de uma maneira que a empresa e seus funcionários fiquem a par de tudo que está acontecendo. Essa possibilidade de manejar os dados de forma funcional e descomplicada permite tanto um panorama geral quanto detalhado destas informações resultando em um melhor aproveitamento das estratégias e soluções.

Como o BI é executado?

bi-sendo-executado

Com a sua principal funcionalidade de organizar os dados, é necessário criar um Data Warehouse, o Data Warehouse é uma espécie de depósito onde ficam alojadas todas as informações obtidas, as informações das mais diversas fontes ficam nesse ‘’depósito’’. Com um grande número de dados, é necessário isolá-los e mapeá-los a fim de criar subconjuntos para dar prioridade aos que são mais relevantes. Isoladas as informações, são feitos relatórios para que aja uma compreensão melhor do panorama geral obtido, resultando em um maior entendimento da situação. O uso do BI aliado a outras estratégias pode gerar bons resultados, como o BPR (reengenharia de processos de negócio, e o Benchmarking, onde o primeiro consiste em analisar e realizar uma reestruturação da organização da empresa e, o segundo, que levanta informações da empresa em relação à concorrência procurando encontrar possíveis deficiências e corrigi-las. Executados os processos básicos, o BI fica à disposição para liberar dados relevantes e acompanhar em tempo real o desempenho da empresa. Confira as vantagens de uma execução com sucesso.

Vantagens do BI

vantagens-do-bi

Se forem levantados os dados certos e específicos e todo o processo seja realizado de forma profissional e funcional, o BI traz inúmeras vantagens:

  • Capacidade de apresentar estratégias funcionais com base nas informações recolhidas;
  • Identificar possíveis problemas e gerar soluções antecipadas;
  • Realizar uma análise profunda do mercado, identificando o que pode funcionar ou não (tendências);
  • Apontar oportunidades e incrementar o atual mercado em que a empresa está inserida;
  • Aumentar as chances de sucesso com os caminhos escolhidos;
  • Reduz custos eliminando atividades que prejudicam a empresa e não geram receita;
  • Fortalecer empresas diante do mercado, colocando-as em disputa com grandes nomes;
  • Aumento nas vendas relacionado a implementação dos outros fatores que complementam as estratégias da empresa;
  • Acompanhar o fluxo de renda da empresa em tempo real, sabendo quando e quanto dinheiro irá entrar;
  • Retorno rápido do investimento;
  • Deixar toda a equipe com conhecimento da situação da empresa;
  • Influência na atitude dos gestores que obtêm mais controle do gerenciamento da empresa.

São inúmeras as vantagens de se adotar um sistema de Business Intelligence, mas é necessário que o serviço seja realizado por alguém capacitado e que entenda do assunto com maestria.

O profissional de BI

profissional-de-bi

Como dito antes, é necessário alguém competente para realizar o processo de desenvolvimento e implementação do sistema de BI, esse alguém é o profissional de Business Intelligence. É uma área muito abrangente e necessita de muito conhecimento em diversas áreas como: TI, sistemas, economia, contabilidade e também precisa entender do mercado empresarial. O profissional dessa área faz todo o levantamento de dados necessários para obter o resultado esperado, é ele quem levanta as informações a respeito das pesquisas de mercado, como perfil do cliente, demanda de produtos, potenciais clientes, o estilo de vida do consumidor, como a marca é vista no mercado e tudo o que abrange essas questões. O profissional deve também sempre estar atento às inovações tecnológicas para manter o sistema atualizado e dentro dos padrões, buscando sempre novas informações a respeito do marketing digital e qual rumo ele está tomando. Ele facilita a vida do cliente reunindo informações úteis a respeito de soluções, sempre vemos informações do tipo: ‘’Como realizar seu planejamento’’ ou ‘’5 passos para utilizar um software de organização’’, são informações úteis, mas geralmente não sabemos conciliá-las com as necessidades atuais da empresa, o profissional de BI coordena essas informações e as torna muito mais úteis. O monitoramento de redes sociais, a fim de entender o fluxo de informação da internet e como a empresa deve se portar, também é papel desse profissional. O grande conhecimento a respeito da empresa e de seus recursos gera a possibilidade de prever futuras situações e deixar pré-estabelecidas possíveis soluções, economizando tempo e dinheiro. A análise de dados deve ser constante e o aprendizado não deve parar, o estudo e a persistência é uma característica fundamental para o profissional de BI.

O Business Intelligence é indispensável

business-intelligence

Para uma empresa que quer se destacar no mercado e estar atualizada com os padrões que a tecnologia vem impondo, este é um caminho que com certeza resultará em bons resultados e em um aumento da funcionalidade da empresa. Agora que você já sabe o que é o BI, como ele funciona, quais suas vantagens, e quem procurar para começar a trabalhar juntos dessa ferramenta, já pode começar a se mobilizar para adotar esse sistema no seu negócio.

Voltar

Deixe uma resposta