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Automação da Força de Vendas – como otimizar os resultados da sua empresa

8 de janeiro de 2016

força de vendas

Com a economia nacional em baixa, ampliar os resultados e reduzir os gastos é palavra de ordem, e é nesse cenário que entra a chamada Automação da Força de Vendas. Ainda pouco conhecida pelos gestores brasileiros, o termo costuma gerar muitas dúvidas entre os gestores de empresa, sendo que cada um acaba tendo uma ideia diferente sobre o que é, de fato, automação de vendas.

Por isso iremos esclarecer o que é e como funciona essa ferramenta que pode ser muito útil para o seu negócio. Vamos lá!

O que é Automação da Força de Vendas?

O termo vem da sigla em inglês SFA (Sales Force Automation), que trazendo para o português seria algo como Automação da Força de Vendas, isto é, uma técnica aplicada na utilização de softwares de gerenciamento, como o CRM, por exemplo. Visa otimizar as tarefas principais de um negócio, como o processamento de pedidos, gerenciamento de contatos, troca de informações, controle de estoque, gestão de clientes, análise de previsão de vendas, entre outros.

O que a Automação da Força de Vendas significa para o meu negócio?

automação

Ao contrário do que o termo possa sugerir, automatizar a força de vendas não significa “automatizar o vendedor” e sim as vendas. Esse é um processo que por meio da tecnologia pretende tornar as equipes de vendas melhores.

Em termos gerais, SFA (Sales Force Automation) é a interação da força de vendas com a gestão empresarial. Essa interação é feita através de um software, podendo ser um sistema fixo na sua máquina, ou agora com os avanços tecnológicos, em um sistema de nuvem. Tanto um quanto o outro permitem que as informações sejam transmitidas em tempo real todas as informações contidas no seu sistema de ERP.

Essas informações podem ir muito além dos dados comuns de pedidos e fornecedores, a ideia é deixar a mão dados como:

  •  Clientes a serem visitados;

  •  Promoções;

  •   Histórico de vendas;

  •  Situação financeira do cliente;

  •  Categoria de produtos.

Ou seja, o foco da automação da força de vendas é dar mais agilidade e qualidade aos processos de vendas, melhorando a relação entre cliente e empresa.

Os benefícios que vêm com a evolução

sfa

Mobilidade e informação ágil, automatizar significar evoluir, não só com as ferramentas, mas também com os profissionais:

  •  Mais tempo para a venda direta e oferecer mais suporte ao processo de vendas;
  •  Melhor aproveitamento de suas atividades;
  •  Foco na tomada de decisão;
  •  Melhora o planejamento visitas a clientes;
  •  Transferência de dados automática;
  •  Melhor atendimento ao cliente;
  •  Acesso rápido à informação;
  •  Fácil realocação de clientes para outros representantes;
  •  Aumento do controle de clientes;
  •  Redução dos custos operacionais.

Ter um sistema que faz tudo isso para você é como trocar as pequenas agendas ou pastas cheias de informações por uma única ferramenta, que pode ser levada para qualquer lugar, mas com uma grande diferença: dá menos trabalho para transportar, ocupa menos espaço e não corre o risco se perder no caminho. O profissional de vendas evoluiu e está na hora de você evoluir também.

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