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Top 5: tendências 2015 para o mercado brasileiro:

5 de novembro de 2014

Tedências para o mercado brasileiro em 2015

O ano está chegando a seu fim e é hora de pensarmos em quais são as próximas tendências para o mercado brasileiro em 2015. Diversos estudos foram realizados ao longo do ano, separando as melhores oportunidades de empreendimento para cada segmento, mas existem dicas coringas que podem ser implementadas em qualquer mercado, por isso, preparamos esse top 5 com as tendências 2015 para o mercado brasileiro:

1)      Startups com foco em mobilidade urbana e energia sustentável

As startups vieram para ficar e as apostas para essas empresas inovadoras em 2015 é altíssima. Mobilidade, integração e “vestir” tecnologia são oportunidades interessantes para se investir no próximo ano

Startups são pequenas empresas, que podem estar até mesmo em estágio embrionário, com foco em inovação, desenvolvimento e pesquisa, atuando em áreas de risco no mercado com ideias que, em um primeiro momento, podem ser muito ousadas ou deslocadas do segmento. Apesar dessa alta taxa de risco, as startups tem feito sucesso no Brasil e ocupando um espaço cada vez maior no país, tendo movimentado cerca de R$2bi no começo desse ano.

Caracterizadas por não ter medo de errar, e por serem encabeçadas por jovens com pouco dinheiro para investimentos, as startups são ideais para investimentos na área de mobilidade urbana e energia sustentável, problemas apontados em todo o país e com um horizonte inexplorado de soluções.

 Tendências para 2015 - Startups com foco em Mobilidade Urbana

Na questão de mobilidade, o que temos hoje são aplicativos que auxiliam a locomoção urbana como, por exemplo, aplicativos com horários de ônibus e que auxiliam na solicitação de taxis nos grandes centros urbanos, a tendência para o próximo ano é que novas startups surjam não apenas para mudar a maneira de como o consumidor tem acesso ao serviço de transporte, mas também, solucionem problemas.

Quando falamos de sustentabilidade, contamos com um pouco mais de ação por parte das startups, buscando por novas tecnologias para a implementação de material sustentável na área de construção civil – como a Construtora Gap, que desenvolveu uma tecnologia que permite a substituição de tijolos por garrafas pet, diminuindo o impacto ambiental da construção e seu custo em até 20%.

2)      Pop-up stores: novos formatos de loja ganharão mais força em 2015

 Tendências para 2015 no Mercado Brasileiro - Pop-up stores

As pop-up stores estão conquistando espaço no mercado brasileiro desde 2009 mas em 2015 prometem aparecer com força total por todo o país; esse formato de loja temporária precisa de poucos dias ou meses para ganhar vida e levar peças únicas para seu público-alvo, são ideias para eventos e sazonalidades, além do formato ter aberto portas para que grandes marcas como a Nike, trouxessem peças exclusivas para o Brasil – com o valor agregado de ser limitado.

O vídeo mostra o processo de construção de uma pop-up store, simples não?

Outra grande vantagem das pop-up stores, além do alcance do público onde ele está e quando ele está, as pop-up stores não precisam de continuidade (como lojas itinerantes) que precisam repor estoque e se deslocar entre cidades, tendo baixo custo e um retorno lucrativo.

3)      O conteúdo é rei

O Marketing de Conteúdo tem conquistado cada vez mais espaço na internet, mostrando que não é só ofertas que sobrevive uma marca. É preciso ser referência no que faz, tendo conteúdo próprio e personalizado, mostrando para seu consumidor que você, não só sabe o que sua empresa faz mas, também, é o melhor no seu segmento.

 Tendências para 2015 no mercado brasileiro: marketing de conteúdo

Um case de sucesso na área de Content Marketing é a Pampers. Marca especializada em produtos para bebês, a Pampers criou um blog/portal referência no assunto “ser mãe”, dando dicas de cuidados durante a gestação, cuidados com o recém-nascido, bebês prematuros, dicas sobre sono e alimentação ideal para seu bebê. Além de divulgar seus produtos, a Pampers também tornou-se referência em bebês, sendo principal fonte de consulta para mães de primeira viagem e até mesmo as mais experientes.

4)      O uso de Drones para entregas mais rápidas

Tendências para 2015 no mercado brasileiro: entrega por drones

Na imagem, drone da empresa américa de comércio eletrônico aMAZON

A Amazon, maior empresa de comércio eletrônico do mundo, deu início no final de 2013 aos primeiros testes de entregas com Drones – veículos aéreos não tripulados controlados via rádio, equipados para superar grandes cargas e ambientes hostis. Além da Amazon, a empresa de logística e entrega de remessas expressas, DHL, começou a utilizar os drones para entregas em uma pequena ilha da Alemanha no final do mês de setembro desse ano.

Apesar da ideia parecer um sonho futurista e distante, o serviço de Drones já começou a ser implantado no Brasil com o primeiro serviço de padaria drive-thru do país, a Pão To Go. Nesse caso, o investimento foi de R$6 mil e conta um drone de seis hélices e capacidade de carregar uma carga de até 3,5 quilos. Por questões de segurança e privacidade dos compradores, o drone não pousa no local de entrega e foi desenvolvida uma caixa especial para impacto e uma pinça, que libera a encomenda a uma altura entre 2,5 e 3 metros, sem prejudicar o produto e evitando furtos.

5)      E-commerce de nicho

 Tendências para 2015 no mercado brasileiro: e-commerce de nicho

O comércio eletrônico brasileiro é extremamente competitivo e empresários de primeira viagem normalmente encontram dificuldade em conquistar seu espaço na internet, é ai que entra o e-commerce de nicho.

Apesar da concorrência acirrada no e-commerce brasileiro, existem muitos nichos não explorados aos quais se podem recorrer, além das vantagens gerais de um e-commerce de nicho, que é criar diferenciação perante marcas já consolidadas ou tornar-se referência em um assunto pelo qual se tem paixão.

Tendências para 2015 no mercado brasileiro: e-commerce de nicho

Na foto: O jovem empresário Harli Jordean que, motivado por sua paixão em colecionar bolinhas de gude, criou a Marble King UK e hoje fatura milhões de libras por ano

As apostas de 2015 são os nichos de moda, artigos de luxo e produtos para pet mas são inúmeros os cases de sucesso que podem ser estudados e os nichos que, nacionalmente, ainda não foram desbravados como, por exemplo, a loja virtual para amantes e colecionadores de bolinhas de gude, a Marbleking. Frustrado em não conseguir começar uma coleção nos dias atuais, o inglês Harli Jordean (de apenas 6 anos!) decidiu abrir seu próprio e-commerce para aqueles que, assim como ele, eram apaixonados por esse hobbie antigo. O faturamento anual do site extrapola milhões de libras e o jovem empresário visa por franquias e lojas físicas.

Recapitulando as apostas de 2015 para o mercado brasileiro:

1)      Startups com foco em mobilidade urbana e sustentabilidade

2)      Pop-up stores

3)      Marketing de Conteúdo

4)      Drones

5)      E-commerce de nicho

Independente das tendências do mercado, é sempre importante manter uma boa gestão. Para investidores que não tem medo de errar, como os empreendedores de startups, ou para os que estão começando agora em nichos específicos, a ACOM dispõe de inúmeros serviços de gestão ERP. Confira nossa página e escolha o que melhor se adequa a sua empresa e comece 2015 com o pé direito!

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