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Principais dicas para ter um e-commerce de sucesso

6 de julho de 2015

ecommerce

Recentemente comemoramos 20 anos da internet no Brasil. Os avanços e facilidades conseguidos são inúmeros. Não dá nem para imaginar a nossa vida hoje sem ela, e um dos maiores êxitos da internet foi a criação do comércio eletrônico, o e-commerce.

O e-commerce é hoje muito mais que um processo de vendas online, é um canal de comercialização estratégica, um mix de marketing das empresas envolvendo diferentes áreas como marketing, logística, tecnologia e administração. O sucesso desse novo sistema de vendas no Brasil cresce a cada dia. Segundo estimativas feitas por consultorias especializadas de comércio, o e-commerce faturou R$ 16 bilhões somente no primeiro semestre de 2014 e deve continuar crescendo cerca de 10% ao ano até 2017.

Com facilidades de compra, este tipo de comércio tem atraído um número cada vez maior de consumidores. Mesmo com vantagens tanto para o empreendedor quanto para o consumidor, este sistema não é mais fácil do que o varejo tradicional, ou seja, o empreendedor tem em suas mãos um novo desafio para atender o cliente de forma rápida e eficiente, pois igualmente como ocorre nas lojas físicas, se o cliente não encontrar o que procura – de forma prática e rápida -, ele não pensará duas vezes em ir ao site concorrente.

É importante se qualificar para atuar nesse segmento. Veja abaixo algumas dicas importantes para melhorar ainda mais o seu serviço de vendas e ter um e-commerce de sucesso.

 

Facilitar o processo de compra

Em média o cliente chega ao produto que deseja com no máximo três cliques. Para que isso ocorra, a organização dos itens deve ser como uma prateleira, com filtros de busca úteis e inteligentes. Não criar formulários intermináveis, com várias páginas para confirmar a compra, diminui as chances do consumidor desistir da compra na metade do caminho. Seu formulário deve ser o mais breve e objetivo possível.

Use ícones para facilitar a navegação do usuário

É importante facilitar a navegação do consumidor pelo seu site, usar ícones que auxiliam sua compreensão é uma ótima opção. Assim ele saberá onde encontrar as páginas que deseja e saber voltar para qualquer outra página quando quiser. Outro fator importante é que os ícones sejam mais semelhantes possíveis do conteúdo que ele está indicando para que o usuário possa fazer associações.

 

Mobilidade

Hoje em dia a maioria das pessoas passa boa parte do tempo conectada aos seus dispositivos móveis. Smartphones ou tablets já fazem parte do cotidiano de grande parte os internautas, que usam essa tecnologia não só para comunicar-se com o resto do mundo, mas também para fazer compras online. Por isso é importante que seu site possa se adaptar também a essa condição de uso, com layout que facilite a navegação tanto quanto um computador de mesa.

 

Qualidade na apresentação do produto

Esse é um dos pontos essenciais para que o cliente possa ver todos os detalhes do produto como também tenha mais vontade e confiança para comprá-lo. Uma boa forma de apresentar suas imagens é humanizá-las, ou seja, mostrar como os produtos devem ser manuseados, mostrando como o produto realmente é. Outra dica importante é tirar fotos de vários ângulos para que o cliente possa ter uma noção de dimensão do objeto.

 

Essas dicas irão ajudar a atrair mais consumidores para o seu site e fazer com que ele recomende para outras pessoas. Além dessas dicas é fundamental fazer um investimento na estrutura, como plataforma, sistema de ERP ou softwares de gerenciamento. Fazer uso de estratégias de SEO para melhorar a visibilidade do site e deixar a sua loja online ainda mais competitiva, também é uma boa estratégia.

Agora você já pode atualizar a sua empresa e deixá-la mais moderna e competitiva no mercado.

 

 

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