icone Notícias

Gestão patrimonial, o que é?

1 de agosto de 2017

Gestão Patrimonial

A gestão patrimonial é um tópico importante entre os gestores de empresa, mas você realmente sabe o que é e como funciona? É fundamental conhecer cada detalhe dos métodos e processos que a compõe, confira nesse post como realizar esse processo de forma eficiente:

O que é Gestão patrimonial?

A gestão patrimonial consiste na administração de um empreendimento com foco no patrimônio, envolvendo questões de comando, aquisição e destinação de bens. Dentro da gestão patrimonial encontramos conceitos como ativos imobiliários, que estão relacionados com os bens de uma empresa que possuem potencial para gerar benefícios.

Tanto na questão financeira como no desenvolvimento do controle interno, como softwares, máquinas, imóveis, veículos e tudo que envolve os patrimônios da empresa de forma que possam gerar resultados positivos. Somente são considerados ativos imobiliários os bens que estarão presentes no balanço da empresa por pelo menos o período de um ano.

Como a gestão patrimonial é realizada?

Gestão Patrimonial

Não basta apena compreender os bens como ativos imobiliários, é necessário realizar um planejamento através de determinadas etapas para alcançar resultados eficientes e positivos. O primeiro passo é organizar o inventário de bens da empresa, listando todas as propriedades que são classificadas como ativos imobiliários.

Neste primeiro momento é importante efetuar um registro fotográfico e definir uma descrição/identificação para os bens, lembrando que esse processo deve ser constante e efetuado a cada nova aquisição pela empresa. A partir da segunda etapa é preciso definir os custos de reposição, valor justo e residual que serão recebidos com base na estimativa de vida útil do bem.

Recolhidos estes dados, é necessária atribuir ao bem uma estimativa de vida econômica, contendo informações a respeito de quanto tempo a empresa possuí o bem e por quanto tempo pretende utilizá-lo. Então é feita a conciliação contábil, onde são comparados os dados contábeis com as informações obtidas com o inventário.

A partir desta análise será feito o Teste de Impeirment (Teste de Recuperabilidade de Ativos), que resultará em dados que esclarecerão se os ativos da empresa estão valorizados ou desvalorizados. Ocorrendo caso os valores de inventário difiram dos valores constatados na avaliação contábil.

Por que realizar a gestão patrimonial?

Gestão Patrimonial

As empresas que efetuam uma gestão patrimonial eficiente, mostram que cuidam do seu patrimônio e que estão atentos a cada bem que envolve o seu empreendimento, passando uma imagem positivo dentro do cenário em que estão compreendidas. Além de fortalecer a imagem da empresa, gerar lucros é um fator crucial para qualquer empreendimento.

Com a gestão patrimonial, é necessário estabelecer normas e rotinas administrativas rigorosas para não perder nenhuma informação importante. Esse fator torna a rotina interna da empresa muito mais controlada e organizada, consequentemente o retorno dos bens é maior, gerando mais lucros.

Nenhum empreendimento está a salvo de furtos e furos na organização financeira, a gestão de patrimônio evita que situações incomuns passem despercebidas, possibilitando que a empresa não tenha nenhum prejuízo com problemas desse nível. Sabendo de cada item, é possível minimizar ou até eliminar o desperdício de material, proporcionando foco em investimentos.

Valorização do imóvel e aquisições

Eventualmente, os bens de maior valor de uma empresa são os imóveis. Com a constante atualização do real valor que eles possuem, é possível ter uma visão mais ampla da verdadeira situação da empresa, auxiliando também nas decisões. Um empreendedor que possui informações verdadeiras e constatadas, com certeza será mais assertivo em suas decisões.

Na hora de fazer aquisições ou negociar patrimônios em contato com outros empreendimentos, ter uma gestão patrimonial bem detalhada acelera o processo e permite maior credibilidade. Isso ocorre justamente pela apresentação de dados concretos e não fantasiosos.

Tributação e certificação

A gestão patrimonial possibilita uma gestão do planejamento tributário muito mais eficiente, evitando problemas com a fiscalização como sonegação ou emissão de receita, além do fato de que a empresa tenha prejuízo financeiro, perdendo dinheiro. A gestão também da segurança para eventuais fiscalizações, pois permite que os dados estejam todos atualizados.

Alguns dos grandes marcos para empresas são os certificados de qualidade. Alguns dos mais renomados como o ISSO 9001 exigem que a empresa realize uma gestão patrimonial. Ou seja, se você deseja que seu empreendimento seja reconhecido pelo cenário empresarial, é imprescindível investir em organização com foco em alta performance.

Utilize a tecnologia a seu favor

Gestão Patrimonial

Realizar a gestão patrimonial é um processo delicado e com muitos detalhes, realizar todo esse planejamento leva tempo e pode ser muito complicado para a maioria dos empreendedores. O ideal é utilizar todas as ferramentas disponíveis para auxiliar a sua empresa nesse processo.

Existem softwares disponíveis que ajudam a organizar os dados e proporcionam recursos que fazem toda a diferença na hora de realizar a gestão patrimonial. Classificar todos os ativos da empresa sem utilizar a tecnologia é praticamente uma tarefa impossível.

A agilidade e desempenho que um software proporciona alinhado a uma gestão patrimonial é o que diferencia os empreendimentos no cenário empresarial. Ter tudo disponível em um sistema de nuvem online permite a rápida consulta de dados e uma organização muito mais eficiente que fazer tudo por conta própria.

Além da gestão patrimonial, esses softwares permitem realizar uma gestão geral da empresa. Integrados muitas vezes com um sistema de Business Intelligence, melhoram os resultados do empreendimento muito mais do que esperado ao realizar a gestão patrimonial.

A gestão patrimonial é importante

Se você deseja que seu empreendimento tenha uma organização impecável em diversas áreas e esteja com o controle de todo o patrimônio que o envolve, realizar a gestão patrimonial alinhada de um software é um grande avanço para o desenvolvimento da sua empresa.

Voltar

Deixe uma resposta