icone Notícias

Food Service: Como enfrentar os desafios do mercado

25 de março de 2015

food-service-crescimento-desafios-do-mercado

Desafios do mercado

Já falamos aqui no blog que 2015 será um ano difícil para o mercado brasileiro, e na situação atual do país, o food service é um dos poucos segmentos que apresenta sinais positivos para se manter resistente nesse período.

Precisamos lembrar também que o mercado não conta com o número de pessoas suficiente, treinadas e qualificadas para desenvolver determinadas tarefas, isso porque minimamente é preciso entender dos processos deste segmento para fazer uma boa gestão.

Cenário para o segmento de Food Service

O cenário atual é bastante otimista, pois o mercado de Food Service é um dos poucos que apresentou crescimento acima do PIB nos últimos dez anos, e a expectativa é que o crescimento se mantenha em 2015.

Ainda assim, é preciso estar atento. Não adianta investir em um belo restaurante, fazer o melhor menu ou oferecer a melhor adega de vinhos, se lá atrás, no Back Office, não existem processos bem definidos e pessoas bem treinadas para tocar e gerenciar estas operações.

Para saber administrar um food service em meio a tantas dificuldades do mercado atual, ter capital, paixão por gastronomia e conhecimento para montar um negócio não são o suficiente para superar as adversidades.

Como enfrentar os desafios

De nada adianta investir R$ 50.000,00 num bom forno combinado, numa grelha de última geração e depois no escritório fazer as pessoas trabalharem com equipamentos antigos, sem infraestrutura, sem treinamento, e ainda pedir para eles controlarem tudo em Excel.

Manter um bom fluxo de caixa, gerenciar o estoque, controlar e gerenciar os custos são tarefas árduas, que levam tempo e desgasta, pois é a junção de diversos dados, de diversas fontes. Quando não estão integrados, é um problema grande a ser resolvido.

Em resumo, para se manter em pé é necessário que você:

  • Invista no seu BackOffice;
  • Invista em processos simples, mas adequados à sua operação;
  • Invista tempo falando com sua equipe e observando sua operação;
  • Ajuste seus processos com pessoas dedicadas e treinadas;
  • Invista seu tempo na análise das informações obtidas.
  • Invista no seu sistema de retaguarda;

Seguindo por essa linha, você tem tudo para ter sucesso e se destacar no mercado.

Voltar

Deixe uma resposta