icone Notícias

Food service: 5 dicas para abrir o seu bar ou restaurante

18 de janeiro de 2016

acom_dicas_para_abrir_um_food_service

Quando pensamos em abrir um empreendimento próprio a primeira etapa é escolher a área de trabalho que pretende atuar. Entre os mais cogitados está o setor alimentício, inclusive em tempos difíceis de crise financeira.

Abrir o seu empreendimento às escuras é um grande erro administrativo, que se torna uma grande barreira para o seu funcionamento. Mesmo sendo uma área muito procurada entre os consumidores, para abrir um negócio em food service é preciso cautela e organização, para que ele realmente tenha sucesso no ramo.

Confira agora alguns passos fundamentais para todo empreendedor

1) Faça um plano de negócios

Não importa o segmento que você deseja abrir o seu empreendimento, é preciso fazer um plano de negócios detalhado. Este é um documento essencial para o planejamento da sua empresa a curto e longo prazo. Nele você pode estipular metas, previsões. Além de uma análise geral de mercado.

Há também quesitos financeiros indispensáveis como: gerenciamento de estoque, fluxo de caixa que precisa para trabalhar, entre outros. Além de uma análise geral de mercado. Confira abaixo com detalhes alguns pontos chave para efetuar este planejamento de maneira eficiente.

2) Pense no cardápio

Pode não parecer, mas montar o cardápio é um dos passos que deve ser pensado logo no início do seu plano de negócio. É a partir dele que você poderá analisar quais equipamentos serão necessários, principalmente os da cozinha.

Além disso, com ele é possível montar uma projeção de vendas mais consistente, já pensando no custo das matérias-primas e quanto pode ser o valor aproximado do lucro para cada item.

acom-defina-o-cardapio-do-seu-food-service

3) Defina o público-alvo

Para quem você deseja vender? Ter um público-alvo definido vai contribuir para o planejamento do seu bar ou restaurante. Pensar no perfil do seu cliente é uma tarefa que deve ser muito bem pensada.

Por exemplo: No caso de restaurantes, vai ser um local para casais e família ou mais voltado para o público jovem? Isso influencia desde no que você vai oferecer no cardápio até mesmo a ambientação no local. Aspectos que vamos explorar mais nos tópicos abaixo.

4) Pense no ambiente

Quando falamos em food service, a escolha do ambiente influencia muito no andamento do negócio. Nós não comemos em qualquer lugar, não é mesmo? Escolha um tema e procure contar uma história ao seu cliente com a sua ambientação.

Por exemplo: Um bar pode ter temas como: futebol, música, alguma cidadania específica, como a irlandesa, entre tantos outros. Lembre-se que é preciso levar em conta o tipo de clientela que o seu comércio pretende atingir.

A localização do imóvel é outro fator que deve ser bem estudado. A sua escolha deve ser pensada levando em conta variáveis como fácil acesso para o seu público, a estrutura do lugar e a concorrência comercial na sua região.

acom_tema_de_restaurante

5) Estude a concorrência

Antes de abrir o seu food service é preciso pesquisar tanto a sua concorrência no segmento quanto no comércio que está presente nos arredores do seu imóvel.

Por exemplo: Vou abrir um restaurante em que sua especialidade é vender lanches. Há algum outro comércio perto que trabalha com esse tipo de alimento? Como é a sua estrutura? Você pode concorrer com ele? O que o seu negócio pode fazer para se destacar dos demais?

O food service é sim um segmento muito promissor e uma ótima opção para quem quer empreender. Ainda tem alguma dúvida sobre o processo de abrir um bar, restaurante, lanchonete ou pizzaria? Conte-nos aqui nos comentários.

Você também gostara de ler: 8 dicas para abrir um food truck; 3 dicas para melhorar o seu Food Service.

Voltar

Deixe uma resposta