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Como Motivar a Equipe de Vendas

28 de julho de 2014

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O grande erro de muitos líderes é saber lidar com números e não com pessoas, esquecendo de que seus funcionários, mesmo competentes, tal como qualquer ser humano passam por problemas pessoais, de saúde, etc, que influenciam no rendimento do trabalho. A cobrança no cumprimento de metas abusivas são frequentes nas empresas e recaem diretamente na equipe de vendas, a qual acaba se desmotivando e até se desligando da empresa em meio a resultados não tão satisfatórios. Fatores externos como a economia podem ser responsáveis pelo problema da desmotivação, porém os principais causadores do desempenho ruim de uma empresa são os fatores internos causados por uma má gestão.

Infelizmente, você gestor não pode controlar tudo, mas existem medidas simples que devem ser tomadas para manter um bom rendimento de sua equipe. Uma equipe só se sentirá motivada quando ver perspectivas de crescimento na empresa, sentindo-se importante através de sua função nos resultados positivos.

E, como você pode fazer isso? Colocando-se no lugar dos seus funcionários

Estimule interesse equipe de vendas

Você gostaria de trabalhar sob pressão, sem ser reconhecido ou em um ambiente de trabalho em que apenas é cobrado e não pode dar sua opinião? Acredito que não. Valorizar seus funcionários buscando sempre orientá-los e treiná-los através de reuniões e palestras em que possam dar sugestões e manter-se sempre atualizados são uma forma eficaz de demonstrar que a presença deles é importante não só para você, mas também para o desenvolvimento da empresa.

Propiciar um ambiente de trabalho saudável se preocupando com o bem estar dos funcionários, além de manter um bom relacionamento com todos eles, buscando estar presente no dia a dia também é uma forma de motivação. Investir em áreas de lazer, recreação, descanso e ginástica laboral são ótimas opções para manter a equipe não só mais feliz, mas também mais saudável, melhorando seu desempenho e otimizando resultados.

Não são apenas grandes empresas que podem apostar em estratégias de motivação de equipe, pequenas e médias empresas também podem e devem aderir a esta prática. A ACOM Sistemas, além de desenvolver um plano de carreira que avalia o desempenho de seus funcionários, também os presenteia no dia de seus aniversários com um dia de folga.  São inúmeras as maneiras de aumentar resultados de sua empresa sem investir muito dinheiro.

-Invista no Endomarketing

Um funcionário nunca dará o melhor de si para uma empresa em que não acredita, por isso invista no Endomarketing (conjunto de ações para vender sua própria imagem para seus funcionários e colaboradores), afinal seu funcionário também é seu cliente. O Endomarketing visa um maior comprometimento de seus funcionários e parceiros, além de um maior desempenho, e pode ser realizado através do fortalecimento dos valores da empresa, melhorias no ambiente de trabalho, criação de estratégias de posicionamento da empresa, investimento em políticas e programas de recursos humanos, entre outros. Com um maior investimento no Endomarketing a satisfação dos funcionários aumenta e, consequentemente, a produção e rentabilidade da empresa.

Confira as principais estratégias de algumas empresas bem sucedidas:

Google: Com seu posicionamento inovador que dá maior liberdade aos funcionários durante o expediente, além de aumentar a produtividade deixa os funcionários mais contentes com a empresa. Lavanderia no local de trabalho, academia, dentre outras regalias, a tornam uma das empresas mais desejadas de se trabalhar segundo dados do Linkedin.

 Google posicionamento

Unilever:  Preocupada com os valores e comportamento dos funcionários a Unilever remunera seus funcionários e colaboradores com base no desempenho, responsabilidade, resultados e potencial, tornando-a uma empresa com alto índice de identificação segundo os funcionários. Entre o amplo pacote de benefícios estão previdência privada, convênio com farmácia, auxílio ao filho excepcional, além da reserva de 1 hora para a prática de yoga.

unilever posicionamento

Toyota: Exemplo em como construir e manter relacionamentos duradouros com seus funcionários, a Toyota oferece longos treinamentos e palestras para os novos integrantes da sua equipe. Nos treinamentos são frisados o ensino da cultura da empresa, como são produzidos os carros, e em quais são os desejos e comportamentos dos consumidores.

fábrica toyota logística

Recapitulando nossas dicas:

 motivar equipe de vendas

-Valorize seu funcionário

-Ouça um feedback de sua equipe

-Propicie e demonstre interesse pelo bem estar de seus funcionários

-Reconheça a importância e relevância da equipe para a empresa

-Mantenha bons relacionamentos interpessoais

-Demonstre perspectivas positivas para o futuro do profissional na empresa

-Invista no Endomarketing

-Interaja com seres humanos, não robôs

 Com uma equipe atualizada, motivada, feliz e comprometida, sua empresa atrairá mais profissionais competentes e qualificados, além de diminuir o número de demissões, aumentar o reconhecimento, e otimizar os resultados de sua empresa.

 

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