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Chefe x líder, quais as diferenças?

29 de março de 2016

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Em todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, há a presença de alguém responsável pela gestão, seja ele um chefe ou um líder. Atualmente a versão do líder é mais bem aceita, pois caracteriza uma pessoa de cabeça mais aberta, maleável e atualizada. Os moldes antigos de chefia ainda perduram, mas encontram grandes barreiras para com os funcionários.

O mercado mudou, os profissionais mudaram e os modelos de gestão também. Agora se faz necessário ter uma posição diferente, para garantir a saúde e a prosperidade do seu negócio. No post de hoje vamos falar sobre esses dois tipos de gestão, suas diferenças, prós e contras. Confira:

Nas relações do dia a dia

O chefe assume a posição de mandar e desmandar nos funcionários, nem que isso deixe as pessoas amedrontadas. A posição hierárquica faz com que ele represente a superioridade, controlando e monitorando o trabalho de todos na empresa. O líder, pelo contrário, acompanha o trabalho de todos, contribuindo com ideias, ouvindo os funcionários, respeitando o que é produzido por eles e, principalmente, se comunicando com todos.

A diferença do “vá” e do “vamos”

Um líder está sempre à frente da sua equipe, motivando a todos, acompanhando o que é produzido, visando o desenvolvimento de cada pessoa individualmente. Ele diz “vamos”, pois está na linha de frente da equipe que lidera, dando o primeiro passo e sendo seguido por todos os outros. Já o chefe tem como objetivo controlar tudo que está sendo feito, gerenciando através de ordens e pensando sempre em manter o que já existe, ou seja, ele dirá “vá”, que é o equivalente a “siga sozinho, obedeça”.

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Respeito

A relação de respeito dos funcionários com os chefes e líderes é o que deixa mais claro o perfil de cada gestão. O chefe é respeitado porque seus colaboradores o temem, já os líderes recebem não só o respeito, mas também a admiração de todos. A diferença desse engajamento é a relação diária de quem está na posição de poder e quem está na posição de subordinado. Os líderes costumam deixar que os colaboradores atuem, tenham a liberdade para conversar e dar suas ideias, sem que isso seja algo complicado ou desagradável. Já o chefe limita a todos, criando moldes que devem ser obedecidos.

Inspiração

Transmitida naturalmente pelo líder a sua equipe, as pessoas que trabalham com esse profissional sentem-se motivas e inspiradas pela sua forma de lidera-las, pois ele consegue transmitir os valores da empresa para todos, fazendo com que se sintam parte integrante daquilo. A chefia tem o pensamento voltado a curto prazo, focado nos lucros e não no desenvolvimento e bem-estar dos funcionários. O chefe não tem a empatia necessária para se colocar no lugar das pessoas que fazem acontecer e enfrentam todo o trabalho dos bastidores diariamente.

Se identificou com algum modelo? O importante é refletir como você está fazendo funcionar a sua organização, se isso realmente está dando certo ou se é hora de mudar.

Além de tudo que falamos aqui, há muitos livros de gestão empresarial que podem te auxiliar na empreitada de ser o gestor que sua equipe merece. Uma liderança só fará com que a empresa não sinta medo do que irá colher, pois na hora de plantar fez isso com todo zelo e atenção possível. Se tratou bem seus funcionários, só colherá bons resultados.

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